Creative Commons
As imagens são um aspecto importante do marketing de conteúdo.
De acordo com o Índice Sprout Social de 2022, mais de 60% dos consumidores consideram as imagens os tipos mais envolventes de conteúdo social no feed.
Quando os profissionais de marketing começam a procurar imagens para adicionar aos seus blogs e artigos, recorrem à pesquisa de imagens do Google. Infelizmente, a maioria das fotos que você encontra online está sujeita aos termos que regem os direitos autorais.
A Creative Commons é uma solução concebida para ajudar os criadores de conteúdo que desejam ter acesso a conteúdos sem a obrigação de dar os créditos aos artistas de animações, músicas, imagens e outros.
A Creative Commons é uma organização criada em 2001. O grupo tem como objetivo ajudar as pessoas a compartilhar sua criatividade em um mundo mais “acessível”. O trabalho apoiado pela Creative Commons aparece por toda a internet, na Wikipedia, no Flickr e em milhões de vídeos no YouTube.
No mundo todo, vários conteúdos são protegidos por direitos autorais logo que são criados. As pessoas não podem copiar ou distribuir legalmente imagens e vídeos que encontram online sem a permissão dos autores. No entanto, muitos artistas gostam que seu trabalho seja compartilhado e usado. A Creative Commons oferece aos detentores dos direitos uma maneira de mostrar que ficam satisfeitos em permitir que seu conteúdo seja usado para fins específicos.
Licenças da Creative Commons
Para indicar que aceitam que seu conteúdo seja compartilhado, os artistas devem colocar uma licença da Creative Commons em seus trabalhos. Atualmente há seis licenças da Creative Commons disponíveis. Algumas licenças permitem que as pessoas que utilizam o material de outra pessoa façam adaptações nesse material ou o utilizem comercialmente, enquanto outras não permitem.
Se um artista quiser que as pessoas possam adaptar seu conteúdo, mas não usá-lo para fins comerciais, optam por uma licença com atribuição não comercial. Outras licenças:
- Atribuição – os usuários podem ajustar, elaborar e utilizar o trabalho comercialmente, desde que deem os créditos ao autor.
- Atribuição e compartilhamento pela mesma licença: os usuários podem ajustar e elaborar o trabalho em ambientes comerciais e não comerciais, desde que licenciem novas criações e deem os créditos ao autor original.
- Atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença: idêntica à atribuição e compartilhamento pela mesma licença, mas não é permitido o uso comercial.
- Atribuição - Não comercial – os usuários podem usar o conteúdo da maneira que quiserem, desde que não seja para fins comerciais.
- Atribuição - sem derivação – os usuários podem usar o conteúdo da maneira que quiserem, desde que não seja alterado ou ajustado e que o autor receba os créditos.
- Atribuição não comercial sem derivação – os usuários não podem alterar o trabalho nem usá-lo para fins comerciais.
Como encontrar conteúdo com a Creative Commons
É fácil encontrar imagens disponibilizadas para uso via Creative Commons no Wikipedia Commons ou no Flickr. Também é possível pesquisar no Google por recursos visuais que conte com as licenças da Creative Commons. Para pesquisar no Google:
- Selecione a guia “Ferramentas” no Google Imagens
- Clique em “Direitos de uso”
- Selecione a licença Creative Commons adequada às suas necessidades
Lembre-se, antes de usar o conteúdo da Creative Commons em suas ilustrações nas redes sociais e nos posts do seu blog, você precisa ler os detalhes da licença. O autor está permitindo que você utilize o trabalho dele de uma maneira específica. Se você utilizar o conteúdo de uma forma não permitida pela licença Creative Commons, estará sujeito à lei que rege os direitos autorais.
Recomendado para você
- Categorias
12 ferramentas de publicação no Facebook para a sua marca em 2024
Publicado em 1o de fevereiro de 2024 Tempo de leitura 7 minutos - Categorias
5 maneiras como o listening de redes sociais aumenta o advocacy do cliente
Publicado em 1o de fevereiro de 2024 Tempo de leitura 10 minutos - Categorias
11 tendências de redes sociais que você precisa conhecer em 2024
Publicado em 1o de fevereiro de 2024 Tempo de leitura 11 minutos